***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DO SECRETARIADO BIBLÍCO DE SÃO MIGUEL AÇORES***A TODOS UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA***


A Sagrada Escritura é o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade.

O Antigo Testamento contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.

O Novo Testamento contéma revelação feita directamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados. «A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas» (Dei Verbum 9)


Bíblia Online

Evangelho do Dia

2017 Ano litúrgico A

2017 Ano litúrgico A

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jesus no Evangelho segundo Lucas

O testemunho de Lucas é também escrito por volta dos anos 80-90 D.C para as comunidades de cristãos vindos do paganismo.(Lucas, antes da conversão ao paganismo era um grego pagão)Em Jesus está o Profeta, è Deus que vem visitar o seu povo, cheio do Espírito Santo, Jesus anuncia a Boa Nova e manifesta a ternura do Pai por todos os homens.
O Evangelho de Lucas foi considerado "O Evangelho da Misericórdia, da Alegria e da Oração". Para Lucas, Jesus é o filho de Deus.


"O Evangelho da Misericórdia"
Nele aparece a ternura de Deus para com os simples e o perdão que Deus oferece aos pecadores:O paralítico perdoado (LC:5,17-26)A pecadora perdoada (LC:7,36-50)As Parábolas da Misericórdia: o publicano arrependido(LC:18,9-14)Encontro com Zaqueu ( LC.19,1-10)O ladrão arrependido (LC. 23,39-40)
O rosto de Deus manifesta-se em Jesus num rosto de Misericórdia.

"O Evangelho da Alegria"
Alegria é o clima que se cria quando Deus oferece a salvação e o Homem a acolhe.Momentos em que a Alegria se manifestou:
Nascimento de Jesus Cristo (LC1,14.44.47;2,10)Envio dos "72" a pregar (LC.10,17.20.21)A conversão (seu resultado) –(LC.15ss)
O encontro com o Ressuscitado (LC.24,41.52)

Fontes de alegria:
Manifestação de júbilo pelo encontro com Cristo.
·Os cânticos de Maria e de Simeão.
·O cântico dos Anjos.
.O regresso dos “72”
·Manifestações da multidão face aos prodígios de Jesus.

"O Evangelho da Oração"
Lucas é o evangelista que mais fala da Oração.Jesus ensina a Rezar, a Perseverar, a ser Humilde e a confiar.Dos 11 casos de oração de Jesus relatados nos Evangelhos, 7 são exclusivos de Lucas:
-Oração frequente
-De noite
-Em lugares ermos
-Em ocasiões de decisão importante
-Oração pelos outros
-Pelos algozes-Por Si
-Na cruz…

Um Esquema para ler o Evangelho de Lucas
a)
Hoje chegou a Salvação !
b) Deus tem um plano que divide a história em 3 etapas: No tempo de Israel, no tempo de Jesus e no tempo da Igreja.
c) Jesus é quem executa este plano.
d) Jesus é o Salvador!No Tempo de Israel- Começa com a História do Povo Eleito e termina com João Baptista(LC.16,16). Só quando este profeta desaparece, se inicia o Ministério de Jesus(LC.3,21-22)

No tempo de Jesus- É o espaço em que se manifesta a Salvação de forma exemplar (livre de Satanás e inundado pelo Espírito) LC.4,13;22,3 e LC.3,22

No tempo da Igreja- Que começa quando Jesus desaparece deste mundo(LC.24,50- e ACT:1,9-11) E o Espírito que tinha sido prometido se derrama sobre os discípulos.E a Igreja tem hoje por missão oferecer a SALVAÇÃO A TODOS OS HOMENS!

Notas de um Curso Bíblico, (sobre o Evangelho, segundo Lucas) Ministrado pelo Sr. Dr. Cunha de Oliveira em 2,3 e 4 de Abril/2004, no Centro Missionário "Coração de Jesus" em S. Miguel.

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)