***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Conversão ao Longo da História do povo de Deus


CONVERSÃO = UM NOVO MODO DE OLHAR A VDA

1Rs.8,33-39 È conversão e mudança de vida (discurso de Salomão aos judeus)

Preces a Deus
…Se o vosso povo de Israel fugir diante dos seus inimigos por ter pecado contra vós, e fizer penitência, dando glória ao vosso nome, e vier orar e suplicar neste templo,
Ouvi-o do alto dos céus
Perdoai o pecado do vosso povo de Israel
Reconduziu-o à terra que destes a seus pais.

Quando o céu se fechar e não der mais chuva, por causa dos seus pecados,
e se eles vierem orar neste lugar, dando glória ao vosso nome, fazendo penitência dos seus pecados por causa da sua aflição, Ouvi-os do alto dos céus, Perdoai o pecado dos vossos servos e do vosso povo de Israel.
Ensinai-lhes o bom caminho que devem seguir, Enviai chuva sobre a terra que deste em herança ao vosso povo.

Quando sobre a terra vier a fome, a peste, a ferrugem, o tumor maligno, os gafanhotos;
quando o inimigo sitiar o povo nas cidades; quando houver qualquer flagelo ou epidemia;
se um homem ou o vosso povo recorrer a Vós com orações e súplicas, reconhecendo a chaga do seu coração e levantar as mãos para este templo, Ouvi-os desde a vossa morada do alto dos céus
e perdoai-lhes, dareis a cada um segundo o que ele fez, conforme virdes o seu coração
porque só Vós conheceis o coração de todos os filhos dos homens.

A CONVERSÃO FOI PRATICADA PELO POVO DE ISRAEL
Nem.9,1-3 – No vigésimo quarto dia do mesmo mês(7º mês), os filhos de Israel , vestidos de sacos e com a cabeça coberta de pó, reuniram-se para um jejum.
Os que eram da linhagem de Israel estavam separados de todos os estrangeiros e apresentaram-se para confessar os seus pecados e as iniquidades dos seus pais.
De pé, cada um no seu lugar, escutavam a leitura da lei do senhor, seu Deus, quatro vezes ao dia; e outra quatro vezes ao dia confessavam os seus pecados e adoravam o Senhor seu Deus.


A CONVERSÃO FOI PREGADA POR JOÃO BAPTISTA
LC.3,7-14 – Dizia então às multidões que acorriam para serem baptizadas por ele:
«raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera que está para chegar ?Produzi frutos de sincero arrependimento e não comeceis a dizer para convosco: “Temos por pai Abrão”, pois vos digo que Deus pode ,destas pedras, suscitar filhos a Abrão . Já o machado já se encontra à raiz das árvores e, por isso, toda a árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo».
E as multidões perguntava-lhe: “ Que devemos então fazer?” Respondia-lhes:” Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos faça o mesmo”.
Vieram também alguns publicanos para serem baptizados e disseram-lhe:” Mestre, o que havemos de fazer”? Respondeu-lhes: “ Nada exijais além do que vos foi estabelecido”.
Por sua vez, os soldados em serviço perguntavam-lhe: “ E nós, que devemos fazer?”Respondeu-lhes: “ Não exerçais violência sobre ninguém, não denuncieis injustamente e contentai-vos com o vosso soldo”.

A CONVERSÃO É EXIGIDA POR CRISTO
LC.13,1-5 – Nessa ocasião , apareceram alguns a falar - Lhe dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os sacrifícios que eles ofereciam.
Respondeu-lhes: “ Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido? Não, digo - vo-lo Eu; mas se não vos arrependerdes, perecereis todos igualmente. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé, e os matou, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, Eu vo - lo digo; mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo”.


A CONVERSÃO É NECESSÁRIA À VIDA CRISTÃ
EF.4,17-32 – (o homem velho e o homem novo)
Eis porém, o que vos digo e a advertência que vos faço no senhor:
Não torneis a proceder como os gentios, na futilidade do seu discernimento, pois eles têm o entendimento obscurecido, por andarem alheios à vida de Deus, devido à ignorância e endurecimento do seu coração.
Insensíveis como são, entregaram-se à libertinagem, a ponto de praticarem toda a espécie de impureza. Vós, porém, não aprendestes assim de Cristo, se é que d’Ele ouvistes falar e n’Ele fostes instruídos – consoante a verdade que existe em Jesus – a despojar-vos do homem velho, no que diz respeito ao vosso pecado, do homem corrompido pelas paixões enganosas;
A renovar espiritualmente a vossa inteligência e a revestir-vos do homem novo, criado em conformidade com deus na justiça e santidade verdadeira.
Por isso, posta de parte a mentira, cada qual diga a verdade ao seu próximo, pois nós somos membros uns dos outros. Se vos irardes não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis entrada ao demónio. Aquele que furtava não furte mais, antes se esforce por realizar, com as próprias mãos, trabalho honesto, para ter que repartir com o necessitado.
Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que seja boa para edificar, quando for preciso, a fim de beneficiar aqueles que ouvem.
Não entristeceis o espírito Santo de Deus com o qual fostes selados para o dia da Salvação. Todo o azedume, animosidade, cólera, gritaria e maledicência, se elimine do meio de vós, bem como toda a espécie de maldade. Sede bondosos, compassivos uns com os outros e perdoai-vos mutuamente, como também Deus vos perdoou em Cristo.

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)