***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

domingo, 23 de dezembro de 2012

É NATAL: QUE ALEGRIA!



A celebração do Natal é sempre algo que “mexe” com os humanos na medida em que, no dizer de uma mensagem natalícia “desencadeia” em nós uma forte energia interior, que nos empurra para a frente, que nos desperta nos nossos corações, por vezes endurecidos, sentimentos novos de alegria. É um verdadeiro despertar espiritual de que temos tanta necessidade para sermos, hoje, portadores de paz e de esperança para o “nosso mundo”. É a vocação cristã a viver na alegria, como lembrava o Apóstolo na Liturgia de domingo da alegria “ Alegrai-vos sempre no Senhor! ”

E o grande motivo da alegria decorrente do Natal de Jesus está no facto de nos revelar Um Deus diferente e absolutamente inesperado. Fala-nos de um Deus que nada tem a ver com o modo como foi representado ao longo de séculos e por tantas gerações. O nascimento de Jesus, acontecimento tão transcendental para a humanidade, mostra-nos que um Deus que se coloca no último lugar, despojando-se da sua condição divina e assumindo a condição humana, ao ponto de se tornar um “Deus- connosco”, numa proximidade absoluta a todos os humanos, a começar pelos que se encontram nas regiões sombrias da “Galileia” de todos os tempos, entendida como lugar de gentios, de ignorantes, de perdidos ou de religiosamente impuros, isto é, de todos os considerados “últimos”.


É também ao encontro de todos os “últimos”dos nossos dias que os considerados “primeiros” são convidados a deslocar-se, deixando para trás motivos de orgulho, superioridade, de estatuto social ou religioso ou outro quaisquer privilégios.

O mistério a encarnação da de Deus celerado no Natal revela-se não só revela no presépio, mas também na atitude continua de Jesus ao assumir plenamente a nossa humanidade e fazendo dela um caminho de solidariedade e de proximidade com os humanos, em especial com os mais pobres e excluídos.

Deste modo, a alegria do Natal tem a sua raiz no dom da salvação que vem de Deus para toda a humanidade e que é transmitida e acolhida por pobres e simples, o que faz Zacarias explodir de alegria ao exclamar: “ Bendito o Senhor Deus de Israel que visitou e libertou o seu povo”, o mesmo Deus que, no meio das sombrias da nossa existência, “fará brilhar o Sol nascente…para dirigir os nossos passos no caminho da paz”.

Estaremos nós e todos os cristãos dispostos a ser portadores da alegria, da esperança e da paz para as mulheres e homens de hoje, a começar pelos que são os “últimos”?

Eis aí o Feliz Natal que importa desejar a todos!



Pe. Cipriano Pacheco (Assistente Espiritual do S. Bíblico de São Miguel)


BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)