«A água apaga o fogo ardente e a esmola expia o pecado.» (Si 3,30): a
água é comparada à misericórdia; mas, tal como a água vem de uma fonte,
tenho de procurar a fonte da misericórdia. E encontrei-a no profeta: «Em
Ti está a fonte da vida e é na tua luz que vemos a luz» (Sl 36,10).
É Ele próprio quem, no Evangelho, pede água à samaritana. […] O Salvador
pede água à mulher e finge ter sede, para distribuir aos sedentos a
graça eterna. Com efeito, a Fonte não podia ter sede, nem Aquele em quem
se encontra a água viva podia beber a água poluída desta terra. Cristo
tinha sede? Sim, tinha sede, não da bebida dos homens, mas de os salvar;
tinha sede, não da água da terra, mas de redimir o género humano.
Cristo, que é a fonte, sentado ao pé do poço, faz jorrar milagrosamente,
nesse mesmo sítio, as águas da misericórdia; e uma mulher que já tinha
tido seis amantes é purificada pelas torrentes de água viva. Que grande
maravilha: uma mulher leviana, que vem buscar água ao poço da Samaria,
vai-se embora casta, depois de beber da fonte de Jesus! Tendo vindo
buscar água, regressa com a virtude: confessa de imediato os pecados a
que Jesus alude, reconhece a Cristo e anuncia o Salvador. Abandona o seu
cântaro de água […] e, em vez dele, leva a graça à cidade; aliviada do
seu fardo, regressa cumulada de santidade. […] Aquela que tinha vindo
como pecadora regressa como profetisa.
São Máximo de Turim (?-c. 420), bispo
CC Sermão 22; PL 57, 477
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