***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Começou a XX Semana Bíblica Diocesana em Ponta Delgada

A família é a instituição “privilegiada” para falar da relação de Deus com a humanidade

A família é a instituição “privilegiada” para falar da relação de Deus com a humanidade
XX Semana Bíblica Diocesana dos Açores arranca em Ponta Delgada com conferência de Frei Herculano Alves sobre a “Metáfora Matrimonial na Bíblia”
As metáforas bíblicas traduzem o que é a humanidade e a família “é a instituição privilegiada para falar da relação de Deus connosco”, disse esta segunda feira Frei Herculano Alves, um dos convidados para a XX Semana Bíblica Diocesana dos Açores, que começou em Ponta Delgada, com o tema “Bíblia, o Evangelho da Família”.
“Deus como esposo e Israel como esposa é a metáfora matrimonial na Bíblia que nos mostra o essencial da família e a forma como Deus quer ter uma relação familiar com todos nós”, disse o frade franciscano capuchinho, um dos biblistas mais credenciados em Portugal.
Partindo desta metáfora, o biblista convidado- que voltará a falar na próxima quarta feira sobre “Abraão e Sara”- dividiu a sua intervenção em oito pontos percorrendo o essencial da mensagem bíblica, sublinhando a importância do amor, da aliança, da fidelidade, do perdão, da misericórdia e da centralidade da palavra na vida cristã.
“Como Igreja doméstica, a família é a esposa de Cristo: amor conjugal, amor paterno e materno, amor fraterno, amor de uma comunidade de pessoas e gerações”, sublinhou o sacerdote que alertou as famílias para a necessidade de se regressar “ao essencial”
“Esta metáfora exprime o encanto de uma relação a dois que é feita de altos e baixos mas que não falha porque é baseada no essencial” referiu Frei Herculano Alves que exortou os presentes a serem “fieis apenas à palavra de deus” e não “às coisas mundanas”.
Na sessão de abertura esteve presente o Bispo de Angra que sublinhou a importância do tema desta semana.
“Depois do Sínodo e das várias orientações que temos recebido do Papa Francisco não há dúvida de que a família é a prioridade da igreja e devemos todos ser capazes de responder aos seus desafios de uma forma muito concreta”, disse o prelado diocesano numa reflexão breve sobre a temática desta semana bíblica.
A XX Semana Bíblica Diocesana dos Açores sobre a “Bíblia, o Evangelho da família” começou ontem em Ponta Delgada e decorre até sexta feira, devendo juntar cerca de 300 pessoas na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo.
As sessões decorrem diariamente entre as 20 e as 22h00, com entrada livre. Começam com uma pequena leitura, segue-se a conferência e depois a meditação da palavra com a animação de grupos de jovens. Ontem a animação esteve a cargo do Grupo de Jovens da Catequese da Maia.
Esta terça feira, o orador é José Carvalho, Professor da Universidade Católica do Porto que falará sobre “Cristo e a Igreja”. A animação estará a cargo do Grupo de Jovens Shalom de Água de Pau. Amanhã, estará de regresso o franciscano capuchinho Frei Herculano Alves e a animação ficará a cargo do grupo de jovens “Os Caminhantes” dos Arrifes. Na quinta feira o pe Paulo Borges, pároco da Fajã de Baixo,  falará dos “Desafios da Pastoral familiar” e, na sexta feira, encerrará a XX Semana Bíblica o Pe Ricardo Henriques, vice reitor do Seminário Episcopal de Angra e pároco da Sé de Angra, que falará sobre “A Família Cristã, que futuro”. A semana Bíblica encerra com uma eucaristia, na sexta feira ao fim da noite.
A XX Semana Bíblica Diocesana é uma organização do Secretariado Bíblico de São Miguel, em colaboração com a Diocese de Angra e com o Movimento de Dinamização Bíblica.
Por: Carmo Rodeia
Fonte: http://www.igrejaacores.pt


BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)