***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"Cristo e a Igreja" foi o tema apresentado pelo Doutor José Carlos Carvalho no 2º dia da XX Semana Bíblica Diocesana

Sínodo sobre a familia “ainda” não colocou todas as cartas na mesa

Sínodo sobre a familia “ainda” não colocou todas as cartas na mesa
Professor da Universidade Católica do Porto diz que a partir do Evangelho é possivel à igreja dar respostas diferentes aos problemas da família
José Carvalho, doutor em Teologia Biblica na Universidade Católica do Porto, disse esta noite em Ponta Delgada que Jesus é “radical na critica ao divórcio mas não é absoluto” e não há no Evangelho “nada que marginalize as familias reconstruídas”.
Falando no segundo dia da XX Semana Bíblica Diocesana dos Açores, o investigador e exejeta bíblico partiu do Evangelho para afirmar que “Se jesus fosse um pároco e ao seu encontro viesse um casal com problemas e com desejo de se separar ele nunca invocaria o direito mas sim o Evangelho para os reconciliar”.
Para José Carvalho não existe nada no Evangelho que mostre “que Jesus marginalize as famílias reconstruídas” e até há contextos e especificidades próprias que mostram “a sua tolerância e que justificam esta opção”, embora em nenhuma passagem se possa afirmar que Jesus alguma vez tenha equacionado um divórcio.
“ A idolatria, a promiscuidade moral, o desiquilibrio económico” , essas sim são “altamente denunciadas”, disse o docente universitário.
Referindo-se ao Sínodo dos Bispos que ocorreu recentemente em Roma, José Carvalho sublinhou a importância do texto do cardeal Kasper, “muito mais pertinente” que o texto do instrumento de trabalho que vai agora ser presente à segunda parte do Sínodo, em 2015.
O investigador que falou da familia no Evangelho e na centralidade da palavra como fonte de vida familiar, sublinhou ainda que a família “é uma boa notícia para o mundo contemporâneo”, mas que a Sagrada Escitura não é um “cardápio” para apresentar soluções para os problemas do mundo e em concreto da familia, precisando ser lido com “outros olhos”.
A XX Semana Bíblica Diocesana dos Açores sobre a “Bíblia, o Evangelho da família” começou ontem em Ponta Delgada e decorre até sexta feira, devendo juntar cerca de 300 pessoas na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo.
As sessões decorrem diariamente entre as 20 e as 22h00, com entrada livre. Começam com uma pequena leitura, segue-se a conferência e depois a meditação da palavra com a animação de grupos de jovens. Ontem a animação esteve a cargo do Grupo de Jovens da Catequese da Maia.
Esta terça feira, o encerramento da meditação ficou a cargo do Grupo de Jovens Shalom de Água de Pau. Amanhã, estará de regresso o franciscano capuchinho Frei Herculano Alves e a animação ficará a cargo do grupo de jovens “Os Caminhantes” dos Arrifes. Na quinta feira o pe Paulo Borges, pároco da Fajã de Baixo,  falará dos “Desafios da Pastoral familiar” e, na sexta feira, encerrará a XX Semana Bíblica o Pe Ricardo Henriques, vice reitor do Seminário Episcopal de Angra e pároco da Sé de Angra, que falará sobre “A Família Cristã, que futuro”. A semana Bíblica encerra com uma eucaristia, na sexta feira ao fim da noite.
A XX Semana Bíblica Diocesana é uma organização do Secretariado Bíblico de São Miguel, em colaboração com a Diocese de Angra e com o Movimento de Dinamização Bíblica.

Por: Carmo Rodeia
Fonte: www.igrejaacores.pt

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)