***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

domingo, 30 de novembro de 2014

Pe. Ricardo Henriques apresentou o tema "A Família na Bíblia" na XX Semana Bíblica Diocesana

Sociedade atual desvaloriza a família porque privilegia o individualismo

Sociedade atual desvaloriza a família porque privilegia o individualismo
Vice reitor do Seminário de Angra realizou conferência sobre a Família na Bíblia no encerramento da XX Semana Bíblica Diocesana de São Miguel
O grande problema da sociedade atual reside no facto do homem se olhar como centro do mundo,  desvalorizando a relação com o outro e isso faz com que o valor da família também se deteriore, disse esta sexta feira à noite o Pe Ricardo Henriques no encerramento da XX Semana Bíblica Diocesana de São Miguel, que se realizou na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.
“Se nós olhássemos para as nossas famílias em concreto e cada um de nós soubesse qual é o seu lugar e que esse lugar é insubstituível e não pode ser ocupado por outro, se calhar conseguiríamos ultrapassar ciúmes, enredos invejas que destroem a família e que comprometem uma verdadeira aproximação ao ideal de família”, sublinhou o sacerdote que é especialista em Sagrada Escritura.
O vice reitor do Seminário Episcopal de Angra encerrou a  XX Semana Bíblica Diocesana de São Miguel com uma conferência sobre a Família na Bíblia.
O Pe Ricardo Henriques lembrou a tensão “dialética” entre o ideal de família e a família real, como uma espécie de estímulo para uma “caminhada que cada família é convidada a fazer num esforço continuo de chegar o mais próximo possível do ideal das origens”.
Nesse tempo, como hoje, a família era a “célula” da sociedade e o ”ponto de união” entre as várias instituições sociais e, se “a família não funcionava o resto também deixava de funcionar”, sublinhou o sacerdote lembrando que, desde sempre “foi assim”, porque o ser humano só existe de forma completa na especificidade do homem e da mulher, cujo amor é materializado na descendência, ou seja,  nos filhos.
De resto, salientou o professor de Sagrada Escritura, o próprio processo de criação da humanidade descrito no  Genesis aponta para essa “relação horizontal” entre o homem, a mulher e, depois destes, com os filhos.
“O ser humano só existe de forma completa na especificidade do homem e da mulher e quando reconhece a obra do seu criador, abrindo ao outro o seu coração”, concluiu o Pe Ricardo Henriques, lembrando ainda uma perspetiva muito atual, na linha “da ecologia” em que a família humana é convidada a conviver com outras famílias, de outras espécies.
O Pe Ricardo Henriques foi o último conferencista da Semana Bblica que se realizou em Ponta Delgada, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no Lajedo, dedicada à  Bíblia como o Evangelho da família.
No final de cada sessão grupos de jovens micaelenses, pertencentes a diferentes paróquias e movimentos, animaram a celebração da palavra.
A Semana Bíblica terminou com a celebração da Eucaristia, presidida por Frei Herculano Alves, um dos palestrantes e co organizadores desta semana, e concelebrada pelos Padres Cipriano Pacheco e Horácio Dutra, Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel e ouvidor das Capelas, respetivamente.

Por: Carmo Rodeia
Fonte:www.igrejaacores.pt

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)