***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O SECRETARIADO BÍBLICO COM OS IRMÃOS ROMEIROS

O Secretariado Bíblico de São Miguel no âmbito da sua acção evangelizadora, propôs  aos romeiros da ilha de São Miguel uma formação Bíblica, tendo como ponto de partida o tema
“Romeiros, Mensageiros da Palavra de Deus”.

A esta proposta responderam os ranchos de romeiros das seguintes freguesias: Cabouco, Fajã de Baixo, Santa Cruz, Fajã de Cima, Stº António, Pico da Pedra, Agua de Pau, Atalhada, Vila Franca e Feteiras.

O objectivo foi cumprido, pois havia necessidade de fazer ver que os romeiros são o único movimento da Igreja Católica que vai ao coração das famílias, tendo ai uma oportunidade única para Evangelizar.
Foi assim ao longo de quase dois meses que o Secretariado Bíblico Levou com muita alegria a Palavra de Deus a estes dez ranchos de romeiros, tendo assim contactado na totalidade cerca de quatrocentos irmãos romeiros, fica aqui uma retrospectiva do que foram estes encontros.

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DA FREGUESIA DO CABOUCO 18/02/2011
Na noite de 18 de Fevereiro de 2011, quatro elementos do Secretariado Bíblico foram ao encontro do Grupo de Romeiros, reunidos na igreja daquela localidade.
Durante cerca de meia hora, aquelas dezenas de homens, junto com alguns ainda meninos, rezaram e cantaram, como é sua fé e tradição.
A nossa intervenção foi iniciada com uma projecção, em power point, da Bíblia , sua composição, acompanhada de alguns comentários de Emanuel Correia, elemento do Secretariado mas também Romeiro.
Salientou-se em seguida a importância da Palavra na vida do cristão:

Palavra / Semente
Palavra/ Caminho
Lendo e comentando o Evangelho, segundo S. João.

Esta parte esteve a cargo de Vítor Pinheiro
Ainda dando espaço à Palavra fez-se uma passagem pelo Pentateuco , como base de toda a Escritura; pelos Profetas, ao serviço de Deus e ,finalizando - se esta intervenção com a Pessoa de Jesus Cristo - Nova e Eterna Aliança, tendo como remate no Evangelho, segundo Mateus , a leitura da Palavra /Rocha, para a vida do cristão.
A terminar foi projectado ,pelo Emanuel Correia um vídeo:
“ E se A Bíblia fosse como o meu telemóvel?”- salientando-se a importância de ELA ser para o crente uma companhia inseparável.

Saímos dali cheios de alegria por ter sido possível partilhar estes tesouros que Deus nos dá e que sem qualquer dúvida promovem o crescimento daqueles que gostosamente aderem ao convite do PAI.
Foi também impressionante a atenção e o interesse daqueles homens ,que, sem pressa e sem enfado, ali estiveram e se deixaram maravilhar com a PALAVRA DE DEUS!

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DA FAJÃ DE BAIXO (24/02/2011) E COM OS ROMEIROS DE SANTA CRUZ LAGOA (25/02/2011)
Na sequência do que estava programado, na noite de 24 de Fevereiro, quatro elementos do secretariado bíblico deslocaram-se à Igreja da Fajã de Baixo para mais um Encontro com Romeiros.
E no dia 25, um grupo de tês elementos levou a nossa mensagem bíblica aos Romeiros de Santa Cruz Lagoa, que se reuniram no salão paroquial daquela localidade.
O primeiro encontro aqui referido decorreu segundo o modelo previamente delineado: Uma projecção com a composição da Bíblia; uma intervenção para motivar e fazer crescer o gosto pela Palavra de Deus e uma terceira parte já com formação bíblica.
A encerrar, a projecção do vídeo: “ E se tratasse a Bíblia como se fosse o meu telemóvel?”

No segundo encontro, e por uma questão de gestão do tempo, só foi possível pôr em prática os dois primeiros momentos, seguidos da projecção do vídeo.
Em qualquer dos encontros o Secretariado encontrou sempre forte adesão por parte dos participantes e dos seus Mestres , dois dos quais já expressaram até a intenção de dar continuidade a uma formação bíblica, mesmo depois de efectuada a Romaria quaresmal.

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DE SANTO ANTÓNIO


Na noite do dia 1 de Março de 2011 o serão do Secretariado Bíblico foi com Os Romeiros da freguesia de Santo António, no salão paroquial daquela localidade.
Durante, aproximadamente uma hora, viveu-se ali uma atmosfera acolhedora temperada de alegria e de fraternidade.
O encontro desenrolou-se, essencialmente em duas partes:

 1-Projecção ,em power point ,da composição da Bíblia, seu manuseamento, identificação e localização de textos bíblicos, com comentários a propósito;

Projecção de um vídeo “ E se eu tratasse a minha Bíblia como o meu telemóvel?” para motivação para a leitura e adesão à Bíblia; tanto este trabalho como o anterior foram orientados pelo Emanuel Correia, respectivamente no início e no fim do encontro.

 2- Com as Bíblias na mão, e com o intuito de despertar para o amor à Palavra de Deus ,procedeu-se entretanto à leitura de textos bíblicos que eram escutados e seguidos em silêncio pelos participantes e comentados pelo Vítor Pinheiro.

 No final da reunião, que foi também animada pelo canto dos Romeiros e valorizada com a oração em comum ,foram distribuídos “ marcadores” da Bíblia e alguma documentação de apoio ao grupo.

A coordenadora do Secretariado agradeceu a forma acolhedora com que fomos recebidos , bem como a atenção e o interesse manifestados ao longo de todo o encontro.


 Estiveram presentes quatro elementos do Secretariado colaborando entre si e com os Romeiros em alegria fraterna, manifestada, de resto, por todos os presentes na sala.

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DA FAJÃ DE CIMA 2 DE MARÇO  2011
Neste serão o encontro foi com o numeroso grupo dos Romeiros da Fajã de Cima e teve lugar na Ermida do Nateiro, daquela localidade. Pontualmente começaram a chegar e, muitos deles, trazendo a Bíblia na mão.
O esquema seguido foi o habitualmente adoptado e os temas tratados voltaram a despertar também neste grupo, muito interesse, participação e adesão.

No final, foi entregue ao Mestre do Grupo de Romeiros a pasta com documentação de apoio, contactos do Secretariado e contendo também a série de leituras bíblicas lidas e rezadas durante o Encontro.
ENCONTRO COM OS ROMEIROS DE AGUA DE PAU 04/03/2011

Na noite de 4 de Março de 2011 o Secretariado Bíblico, representado por um grupo de quatro elementos, deslocou-se àquela comunidade a fim de PÔR EM PRÁTICA o programa que se propôs realizar com os Romeiros, ou seja: DESPERTAR PARA O GOSTO PELA LEITURA DA BÍBLIA E PARA O GOSTO DE ESCUTAR E CONHECER A PALAVRA DE DEUS.
Para além das habituais projecções no início e no fim do encontro, há sempre o trabalho de localizar na Bíblia os livros de que se compõe, bem como os textos, indicados por citações de capítulos e versículos, trabalho sempre acompanhado da exortação ao conhecimento e utilização da Bíblia como “livro de fé e fonte da vida do cristão”.

Na segunda parte abordou-se a Bíblia: Antigo e Novo Testamento com referência à Lei, aos Profetas e a Jesus Cristo, como NOVA e ETERNA ALIANÇA, NOVO MOISÉS, bem como a importância da Palavra de Deus.
Leituras utilizadas: Sl.1,1-3; Heb.4,12; 2Tm.3,14-17; Lc.4,14-22 e Mt.7,21-27

A sessão foi animada também com as orações e cânticos dos Romeiros que compareceram em grande número e que dignificaram o encontro com a sua postura atenta e interessada, deixando-se mesmo maravilhar por aquilo que escutavam ou seguiam nas Bíblias.

A coordenadora agradeceu com breves palavras a atenção e o espaço dispensados e ,como sempre, o Secretariado deixou bem expressa a sua disponibilidade para futuros encontros ,entregando também ao Mestre uma pasta contendo contactos e documentação de apoio.

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DE VILA FRANCA DO CAMPO 11/03/2011

Com os Romeiros de Vila Franca do Campo voltou a acontecer aquele encontro de “ Amigos” que já se vem tornando habitual, sempre que o Secretariado visita e é recebido.
Uma atmosfera de simpatia e fraternidade começa a animar o encontro e permanece até à despedida, altura em que se formula, quase sempre, o desejo de nos voltarmos a encontrar.
Numa sala bem iluminada do Antigo Externato da Vila aguardavam-nos aí umas cinco dezenas de Irmãos Romeiros que se mantiveram atentos, interessados e participativos, na oração, no canto e na escuta.
O esquema foi basicamente o habitual: saudação inicial e projecção, comentada, da composição da Bíblia, com forte exortação à sua leitura como fonte da Palavra de Deus.
O momento seguinte foi destinado à formação bíblica, propriamente, mencionando a acção dos profetas e a sua concretização na Pessoa de Jesus Cristo, tendo como base textos do Evangelho, segundo Mateus.

A terceira parte constou já duma leitura orante da Bíblia que os Romeiros foram acompanhando com algumas Bíblias que o Secretariado disponibilizou e com outras trazidas pelos próprios participantes.
A terminar o já habitual vídeo “ E se eu tratasse a Bíblia como se fosse o meu telemóvel?”, sempre do agrado de todos.
A coordenadora encerrou o encontro agradecendo e entregando ao Mestre do Rancho a pasta com documentação de apoio.
Mais uma vez, foi gratificante ao Secretariado poder ver um tão grande número de homens a escutar e, talvez, a deixarem-se maravilhar com a Palavra de Deus.

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DA ATALHADA –16 /03/ 2011
Depois das saudações e orações preliminares, o Secretariado saudou os presentes e logo se seguiu a projecção do nosso power point com a composição da Bíblia, acompanhado de um comentário exortativo à leitura e conhecimento da Bíblia, inclusivamente a forma de localizar um texto bíblico, se se trata do antigo ou do novo testamento, o tipo de texto…o número de Livros…

A segunda parte do encontro foi ocupada com a Leitura comentada de textos bíblicos, igualmente com o objectivo de despertar o gosto pelas Sagradas Escrituras, para o que foram escutados textos do Evangelho, segundo S. João.
A coordenadora do Secretariado exortou também os presentes a fazerem, eles próprios, a descoberta de Jesus Cristo, pela leitura da Bíblia, de preferência em Grupo, e, caso achassem conveniente, podiam contar com a colaboração do Secretariado Bíblico em futuros trabalhos.
Mais uma vez, e com muito agrado, se regista a forma simpática com que fomos acolhidos e escutados. A semente mais uma vez foi lançada. Competirá a outros os frutos que daí possam vir a nascer.

ENCONTRO COM OS ROMEIROS DO PICO DA PEDRA 25/03/2011
Já quase a terminar esta ronda pelos Grupos que se inscreveram, o Secretariado esteve presente, nesta localidade, procurando com o entusiasmo de sempre, incrementar o gosto pela leitura da Bíblia e pela Escuta da Palavra de Deus, como verdadeiro caminho do Cristão.
Assim com a intervenção dos três elementos que inicialmente se dispuseram ao serviço deste trabalho, mais uma vez se cumpriu o programa de cada serão.
Tal como sempre tem acontecido , o Secretariado deixou ao cuidado do Mestre de grupo, a nossa pasta com documentação de apoio , bem como, expressa, a nossa disponibilidade para futuros trabalhos.
Deixamos aqui registada, a forma cordial e acolhedora com que o Mestre deste numeroso rancho de romeiros nos recebeu e nos escutou.

Encontro com os Romeiros de Feteiras do Sul 30 /03 / 2011
O Grupo de Romeiros da freguesia das Feteiras foi o décimo rancho visitado pelo Secretariado Bíblico nesta ronda quaresmal.
Mais uma vez se cumpriu o modelo de ENCONTRO praticado nas outras comunidades que aceitaram partilhar connosco a sua experiência e também acolher, a nossa partilha da Palavra de Deus, através da Bíblia.

A reunião teve lugar na Igreja da localidade tendo-se constatado mais uma vez que a disciplina, a atenção e o interesse são apanágio destes grupos de homens que aderem às Romarias vendo nelas uma forma de expressão da sua crença e da sua fé.
No final do encontro, e como também vem sendo habitual, foi entregue ao Mestre do Grupo a pasta contendo documentação de apoio, a ser utilizada de acordo com a estratégia seguida em cada caso.
Foi-nos particularmente grato registar aquela calorosa salva de palmas com que a Bíblia foi saudada a terminar o encontro!
Mais uma vez o Secretariado sentiu-se agradecido pela forma simpática e acolhedora com que foi recebido , quer pelo Grupo de Romeiros, quer pelo seu Mestre.

PAZ E BEM a todos estes cerca de quatrocentos homens com quem partilhámos a nossa fé e a nossa alegria com a PALAVRA DE DEUS ao longo das últimas semanas.

Que esta Romaria Quaresmal de 2011 possa ser para estes cristãos o ponto de encontro com eles mesmos e com Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor!

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)