***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

Movimento Nacional de Dinamização Bíblica

Movimento de Dinamização Bíblica


Introdução
Este Movimento, que agrupa as diferentes áreas do principal apostolado a que se Mais Palavra de Deus, menos palavras dos homensdedicam os Capuchinhos portugueses, nasceu em 1955 com o sacerdote Capuchinho, frei Inácio de Vegas, que viveu em Portugal de 1936 a 1966. Desde então, o Movimento foi sempre acolhido por todos com muita simpatia, sobretudo pelas camadas mais simples e pobres. Animado por um Secretariado Nacional, com vários irmãos Capuchinhos a trabalhar a tempo inteiro, está especialmente vocacionado para a formação do povo cristão através de Cursos Bíblicos em vários graus, com a criação de Grupos Bíblicos, preparação de Animadores de Grupos Bíblicos e Agentes de Pastoral Bíblica, Encontros nacionais e regionais de Grupos Bíblicos, Semanas Bíblicas Nacionais (e apoio às Semanas Bíblicas Regionais), Retiros Bíblicos, etc. Este apostolado bíblico, por várias circunstâncias, é o que mais tem caracterizado a acção dos Capuchinhos em Portugal, constituindo mesmo um caso único em toda a Ordem Capuchinha.
Actualmente, a sede do Movimento Bíblico é a Casa (Centro Bíblico) dos Capuchinhos em Fátima, fundada em 1961 e desde sempre aberta ao acolhimento de peregrinos e à realização de Retiros e Encontros de Formação.
Esta acção evangelizadora dos Capuchinhos não se tem confinado às fronteiras do nosso país, que já percorreu de lés a lés, tanto no Continente como nas Regiões autónomas dos Açores e Madeira. Também foram feitos Cursos Bíblicos em França, no Canadá, no Luxemburgo, na Alemanha, nos Estados Unidos da América, em Cabo Verde, em Moçambique e em Angola.
E, como não podia deixar de ser, os Irmãos Capuchinhos, fiéis a Jesus Cristo – o primeiro e maior anunciador do Evangelho – fiéis à Igreja que recebeu de Cristo a graça e o mandamento de evangelizar, fiéis à Ordem que aceitou a evangelização entre as suas principais obrigações apostólicas (Constituições, 174), de 1944 a 1948 mantiveram a Missão da Zambézia (Moçambique), depois entregue aos seus confrades italianos; em 1954 iniciaram a sua actividade missionária em Angola, onde fundaram e desenvolveram Missões em Luanda, Nambuangongo, São José do Encoje, Nova Caipemba, Mabubas, Quifangondo, Barra do Dande, Cacuaco, Cazenga, Catete, Muxima, Quitexe, Songo e Uíje; e em 2003 partem em missão para Timor-leste, dando início à primeira fraternidade de Capuchinhos naquele país.
Outra forma de evangelização característica dos Capuchinhos em Portugal tem sido a pregação popular, nomeadamente as Missões Populares, feitas por vários Missionários ao longo de 15 dias numa paróquia ou zona pastoral mais alargada. Entre outras, podemos referir as realizadas em Chaves, Viana do Castelo, Covilhã e periferia, Pombal, Guimarães, Póvoa de Varzim, Ponte de Sôr, Baixa da Banheira, Amial, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Cabanas de Viriato, concelhos e vilas de Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, São João da Madeira, etc
Programação e apoio do Movimento
Editora e Livraria
Estudo, leitura, notícia, reflexão, oração e celebração
Ligação Bíblia-Vida e lançamento de Grupos Bíblicos.
:: Encontro Nacional de Grupos Bíblicos
Caminhada, reflexão, celebração, convívio e compromisso.
:: Semana Bíblica Nacional
Aprofundamento de temas da actualidade bíblico-pastoral
:: Retiros Bíblicos (várias temáticas)
Em clima de "deserto" para uma verdadeira experiência de Deus, hoje.
Difusora Bíblica
A Difusora Bíblica, sedeada em Fátima e Lisboa, desenvolve um trabalho meritório Livraria da Difusora Bíblica, em Fátimana edição da Bíblia (completa, ou em volumes parciais), da revista Bíblica e muitos outros livros e subsídios destinados à pastoral da Palavra e da Evangelização, e à formação permanente da fé dos cristãos. A Difusora Bíblica tem também uma página na internet, onde poderá ter acesso ao sumário da última Revista Bíblica, ao catálogo das publicações da Difusora, à agenda sempre actualizada do Movimento de Dinamização Bíblica, entre outras coisas. A página pode ser acedida em:
Revista Bíblica
Uma das publicações que nasceu com a fundação da Difusora Bíblica, é a revista Bíblica. Esta revista nasceu com a missão de divulgar a Palavra de Deus. Com a edição de seis números por ano, esta publicação procura ir ao encontro das várias sensibilidades do povo português, através duma linguagem bastante popular.
 
:: Administração e Redacção:
Rua de São Francisco de Assis, s/n
Apartado 208
2496-908 FÁTIMA
Telf.: 249 530 210
Fax: 249 530 214
Av. Cons. Barjona de Freitas, 12
1500-204 LISBOA
Telf.: 21 774 24 45
Fax: 21 778 23 71
:: A Revista Bíblica na Internet: As várias edições publicadas desde o primeiro número da revista Bíblica, com fotos de capa e respectivos sumários. A história duma revista única em Portugal. Uma genial iniciativa do frei Inácio de Vegas, o maior "profeta da Palavra" do séc. XX.). 

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)