***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS A ESTE BLOG DEDICADO Á PALAVRA DE DEUS***

EVANGELHO QUOTIDIANO

O que são grupos Bíblicos?

SÃO GRUPOS DE AMIZADE, DE PALAVRA, DE ORAÇÃO E DE ACCÇÃO, no espírito da primitiva comunidade Cristã ( Act 2, 42-47 ; 32-37)


1- GRUPOS DE AMIZADE : A amizade é a base sólida de qualquer grupo humano. " Uma só alma e um só coração " . Amizade que é aceitação, acolhimento e preocupação de cada um por cada elemento do grupo. Sem esta amizade não surge a abertura e a confiança necessárias para a partilha de vida e para a oração comunitária espontânea.


2- GRUPOS DE PALAVRA :Cada grupo deverá ir assumindo a tarefa de dar á Biblia o lugar que lhe compete na vida da Igreja. O Grupo " Vive da Palavra " . Só assim " Constrói sobre rocha " (Mt 7 , 24-29). Ouvir, acolher, asimilar e aderir de coração á Palavra é iluminar a Vida com a Biblia; é atingir e modificar os critérios de julgar , os valores que contam , os centros de interesse , as linhas de pensamento; é transformar , a partir de dentro a própria humanidade (Evangelii Nuntiandi, 19).


3- GRUPOS DE ORAÇÃO : Quem escuta e medita a Palavra de Deus é levado, pela mesma Palavra, a orar: "Senhor, ensinanos a orar!" Oração que é dizer Sim á acção e oração do Espírito no coração do crente (Rom 8, 26). Oração que se traduz em louvor, acção de graças, júbilo, súplica e compromisso de conversão á Boa Nova.

4-GRUPOS DE ACÇÃO : A Amizade, a Palavra e a oração devem transformar-se em compromisso. A Palavra deve fazer-se Vida. " Eis-nos Senhor ! Podeis enviar-nos." O grupo deve tornar-se " Servidor da Palavra "( Lc 1,2 ). Sobretudo fazendo com que a Biblia chegue a todas as familias e seja lida e vivida pela maior parte das pessoas da sua comunidade paroquial . A preocupação pelo aproveitamento pastoral da Liturgia da Palavra de cada Domingo, a realização do Dia da Biblia , o empenhamento na catequese Bíblica . . . podem ser acções evangelizandoras a concretizar pelos Grupos Bíblicos. (crf. Caderno do animador , págs. 93-94)

* SÃO GRUPOS DA IGREJA ( cfr. E. N. 58) Pretendem ser células vivas da Igreja, vivendo:

1. Unidos á Igreja através da Igreja local ( comunidade paroquial)

2. Comprometidos com a DINAMIZAÇÃO INTERIOR, como fermento e sal dentro da própria comunidade.

3. Empenhados no seu CRESCIMENTO, como luz diante de todos os homens, de modo que, vendo as suas boas obras, acreditem e glorifiquem o PAI (cfr. MT 5, 16)

*SÃO GRUPOS ABERTOS A TODOS OS QUE NELE QUISEREM ENTRAR

1. Importa é que os novos elementos sejam primeiro iniciados nos objectivos e no Espírito dos Grupos Bíblicos e tenham intenção de , em comunidade, aprofundar a sua Fé e intensificar o seu compromisso Cristão.

2. A adesão de novos elementos será prova de o Grupo estar a viver e a irradiar a dimensão evangelizadora comunitária e missionária da Fé de Jesus Cristo.


BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)