***PAZ E BEM!*** SEJAM BEM-VINDOS AO BLOG DO SECRETARIADO BIBLÍCO DE SÃO MIGUEL AÇORES***Participe na XXIII SEMANA BÍBLICA DIOCESANA DE 20 A 22 DE NOVEMBRO NO CINETEATRO LAGOENSE E DE 23 A 24 DE NOVEMBRO NO CINETEATRO VALE FORMOSO NA FREGUESIA DAS FURNAS*** INICIO SEMPRE ÁS 20H ENTRADA LIVRE NÃO PRECISA DE INSCRIÇÃO SÓ TEM QUE TRAZER A BÍBLIA NA MÃO E DEUS NO CORAÇÃO*** CONTAMOS COM A VOSSA PRESENÇA***

23 Semana Bíblica Diocesana

23 Semana Bíblica Diocesana

participe

participe


A Sagrada Escritura é o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da sua vontade.

O Antigo Testamento contém a revelação feita por Deus antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo.

O Novo Testamento contéma revelação feita directamente por Jesus Cristo e transmitida pelos Apóstolos e outros autores sagrados. «A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas» (Dei Verbum 9)


Bíblia Online

Evangelho do Dia

2017 Ano litúrgico A

2017 Ano litúrgico A

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

XIX Semana Bíblica Diocesana nos Açores



Terminou no passado dia 29 de novembro, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel Açores a XIX edição da Semana Bíblica Diocesana, uma organização conjunta do Secretariado Bíblico de São Miguel em colaboração com a Diocese de Angra e o Movimento Nacional de Dinamização Bíblica, e que teve como palco a igreja de N. Sra de Fátima.
“Palavra, Fé e vida” foi o tema e o ponto de partida para mais uma semana dedicada á Palavra de Deus, Frei Bento Domingues, Frei Herculano Alves, Pe. Ricardo Henriques e Pe. Cipriano Pacheco foram os conferencistas convidados e que iluminados pelo Espirito Santo explanaram de forma brilhante os temas ao longo da semana.
A sequência dos trabalhos apresentados foi a seguinte:

 Dia 25 de novembro abertura da Semana Bíblica pelo Vigário Episcopal Pe. Cipriano Pacheco que aproveitou para dizer que a temática proposta para esta semana – Palavra, Fé e Vida- é muito “atual” porque o grande desafio, sobretudo agora que terminou o Ano da Fé, é justamente “passar a palavra de Deus para a vivência dos homens”.
A coordenadora do Secretariado Bíblico Regina Pinheiro, também usou da Palavra para dar as boas vindas a todos os participantes e frisou uma vez mais a importância da Palavra de Deus na vida e na fé de todos os Cristãos.

O tema do primeiro dia foi “Fé e Revelação”, e o conferencista Frei Bento Domingues, que apresentou a Bíblia como um livro que tem uma imensa atualidade e aproveitou para apontar os paralelismos que existem
entre as escrituras e a vida contemporânea.
A celebração final deste dia teve como tema “Jesus e o Centurião” esta representação Bíblica foi apresentada pelo Grupo “Jovens Caminhantes” da paróquia de N.Sra da Saúde, Arrifes.

Dia 26, o conferencista foi o Frei Herculano Alves, que apresentou o tema “A Fé na vida e na história do povo de Deus”, como sendo uma oportunidade de aprender com a experiência de vida do povo de Deus no Antigo Testamento.
A terminar o segundo dia o Grupo de jovens “Os Samaritanos” da paróquia de N.Sra da Oliveira, Fajã de Cima apresentou “Jesus nas Bodas de Canaã”

Dia 27, “Jesus Cristo, autor e consumador da Fé” foi o tema do dia, apresentado pelo professor de Sagrada Escritura do Seminário Episcopal de Angra Pe. Ricardo Henriques, que afirmou que “Jesus é o sinal do amor do pai por nós e a razão da nossa fé”.
No final do terceiro dia o grupo de Jovens “Shalom” da paróquia de N.Sra dos Anjos, Água de Pau, brindou todos os presentes com um recital alusivo ao tema “Palavra, fé e vida”


Dia 28, “Fé em tempos de crise no povo bíblico e hoje”, por Frei Herculano Alves, onde referiu que “bastava colocar o Pai-nosso em prática nas nossas vidas para acabar com todas as crises no mundo” e a concluir este dia o “Grupo de jovens da catequese de S. Pedro” da paróquia de S. Pedro, Ponta Delgada, apresentou “O Átrio dos Gentios nos dias de hoje”.

Dia 29, “Átrio dos Gentios” (diálogo entre crentes e não crentes) este foi o tema apresentado pelo Pe. Cipriano Pacheco, que referiu que o grande desafio colocado pelo “Átrio” é, segundo o responsável máximo pela Igreja na ilha de São Miguel, “ir ao encontro do outro” com um grande sentido de “tolerância e abertura” na perspetiva de que nasça uma “luz” sobre o que os une e os separa e todos tenham  consciência “da sua fragilidade humana”.

A semana terminou com uma Eucaristia, presidida pelo Pe. Cipriano Pacheco, Vigário Episcopal para a ilha de São Miguel que a todos presenteou com uma excelente homilia, onde apelou, a todos os cristãos que não se fechem sobre si mesmos, vivendo “uma realidade à parte”, pois esse está longe de ser o desafio proposto pelo Evangelho que a todos pede que “sejam capazes de conduzir a procura humana no sentido da edificação de uma nova terra habitada por uma autêntica fraternidade onde todos possam aceder ao gosto de viver de modo plenamente humano”, concluiu.
 Ao longo desta semana, mais de 300 pessoas vindas de toda a ilha de São Miguel e também de outras ilhas, aprofundaram a sua fé á luz da Palavra de Deus e com a “Bíblia na mão e Deus no coração” fizeram a festa da Palavra.

BIBLIA = BIBLIOTECA

BIBLIA = BIBLIOTECA

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

Trabalhos em PowerPoint disponiveis para Download

.

Obrigado pela sua visita
Volte sempre e
fique com Deus!

"Porque esta PALAVRA está muito perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires" (Deut.30.14)